Consumindo dados do Azure IoT Hub com o Power BI

Olá Pessoal!

Tenho trabalhado cada vez mais com um portfólio extenso de produtos no Azure relacionados a Data Platform e com certa frequência, tenho que fazer algumas apresentações de soluções. Vou mostrar neste artigo um exemplo de como consumir dados com origem no Azure IoT Hub dentro do Power BI Service em tempo real.

Para esse exemplo utilizarei como fonte de dados o Raspberry Pi Web Simulator, que irá basicamente gerar dados de telemetria aleatórios de temperatura e umidade de forma continua. Você pode acessar através do link: https://azure-samples.github.io/raspberry-pi-web-simulator/

Para mais informações acesse o repositório dessa aplicação no Github: https://github.com/Azure-Samples/raspberry-pi-web-simulator

Utilizaremos 4 componentes na solução, a aplicação web do Raspberry Pi, o Azure IoT Hub, Azure Stream Analytics e Power BI Service.

O Azure IoT Hub é um serviço que atua como hub central de mensagens para comunicação entre as aplicações IoT e o dispositivo. Sendo assim, a primeira tarefa a ser feita é criação do serviço no Azure com a camada “F1: Free Tier”, dessa forma será possível enviar até 8 mil mensagens por dia sem custo, ideal para realização de testes.

Após a criação do serviço, devemos criar o “IoT Device” no qual será cadastrado o dispositivo e obtido a string de conexão a ser utilizada dentro do Raspberry Pi Web.

Devemos agora acessar a aplicação web do Raspberry Pi e alterar apenas a linhas 15, na qual é solicitado o “IoT hub device connection string”. Nesse trecho deve ser colocado a string de conexão obtido no IoT Device e ao final selecionado a opção “Run” para iniciar o envio dos dados de telemetria para o Azure IoT Hub.

Após o inicio do envio, as informações estatísticas podem ser consultadas na visão geral do serviço do IoT Hub.

Uma vez que os dados de telemetria estejam chegando no IoT Hub, devemos avançar para a segunda parte. Precisaremos utilizar o serviço do Azure Stream Analytics, que tem como objetivo criar uma “pipeline” para processamento dos eventos que estão sendo carregados no IoT Hub e jogá-los no Power BI Service em tempo real.

Assim como no serviço anterior, deve ser criado o recurso no Azure.

Para esse serviço deve ser configurado a fonte de entrada e saída, sendo assim, a entrada será definida com a origem do IoT Hub e a saída será um Workspace do Power BI Service.

A consulta do Stream Analytics deve ser editada para utilizar como parâmetros as fontes criadas e por último, o serviço precisa ser iniciado.

Após concluir a etapa anterior, os eventos começaram a passar pelo serviço do Stream Analytics e o conjunto de dados “IoTDataset” aparecerá no Power BI Service.

O passo final será criar um relatório e dashboard com os dados que estão chegando no Power BI em tempo real.

Chegamos ao final do processo e foi possível simular um cenário que os dados são consumidos pelo Power BI através de componentes específicos do Azure. Para mais detalhes, seguem as documentações oficiais dos serviços que utilizamos no Azure:

https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/iot-hub/

https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/stream-analytics/

https://docs.microsoft.com/pt-br/power-bi/

Até a próxima!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s