BACKUP AUTOMATIZADO DO SQL SERVER COM AZURE VIRTUAL MACHINE

Olá Pessoal!

Um dos benefícios de criar uma instância do SQL Server em uma máquina virtual no Microsoft Azure são as integrações nativas disponíveis no painel do Azure, como é o caso do recurso de Backup Automatizado (Automated Backup). Vamos explorar melhor esse recurso com a demonstração abaixo utilizando uma máquina virtual com o SQL Server 2017.

O SQL Server também está disponível no Azure como IaaS (Infrastructure as a Service), sendo assim, existem alguns modelos para contratação e dentre eles, a opção de criar a máquina virtual a partir de uma imagem que contém a edição desejada do produto.

No processo de criação da máquina virtual, diversos itens devem ser preenchidos até chegar a etapa de configuração do SQL Server, na qual iremos configurar o Backup Automatizado pelo painel do Azure.

Antes de avançar no recurso do Backup Automatizado, vamos relembrar quais opções a Microsoft disponibiliza atualmente para realização do backup em instâncias SQL Server rodando em Azure Virtual Machines (IaaS):

Como foi citado acima, é possível que backups regulares do banco de dados sejam configurados utilizando o armazenamento do Azure Blob Storage, entretanto, para que esse recurso funcione é necessário que a extensão do SQL Server IaaS Agent esteja instalada no host que contém a instância do SQL Server e essa extensão só é compatível para deploys de VMs a partir das imagens disponíveis na galeria de recursos do Azure. A extensão do SQL Server IaaS Agent não será compatível se você instalar o SQL Server em uma máquina virtual do Windows Server somente com o sistema operacional ou se for utilizado um VHD de uma VM do SQL Server personalizada.

Veja na imagem abaixo a extensão SqlIaasExtension.

Voltando a tela de configuração do Backup Automatizado, essa opção deve ser habilitada no menu de configurações do SQL Server ainda no processo de setup do host.

É possível perceber que as seleções disponíveis são bem simples e existe uma opção bem relevante, a “Janela de tempo de backup (horas)”, na qual é definido o tempo máximo disponível para que o backup seja realizado.

Uma vez que a configuração foi concluída, um resumo é apresentado antes de iniciar o processo de criação do host, que deve demorar alguns minutos. Note que uma nova conta de armazenamento foi criada no processo de configuração do host.

Com a máquina criada e a instância do SQL Server em funcionamento, é só uma questão de tempo até que recurso do Backup Automatizado comece a realizar os backups e armazenar os arquivos no Azure Blob Storage. Para verificar os arquivos de backup, vá até a conta de armazenamento utilizada no processo de criação do host e selecione a opção do armazenamento de Blobs.

O contêiner com o nome “backupcontainer” será criado no processo de configuração do Backup Automatizado, é nele que os arquivos de backup do SQL Server são armazenados.

Para leitura dos dados do Azure Storage também pode ser utilizado a ferramenta Microsoft Azure Storage Explorer, que permite uma melhor visão e gerenciamento do armazenamento.

Vamos ao SSMS para buscar através de uma Query as informações dos backups que foram realizados até o momento, veja na imagem abaixo as informações relacionadas ao armazenamento.

Caso deseje alterar as configurações do Backup Automatizado após a host estar criado, basta acessar a opção “Configuração do SQL Server” no painel da máquina virtual.

Ao acessar esse menu, uma série de opções de configuração da instância do SQL Server estarão disponíveis e dentre elas, o Backup Automatizado.

 

Existem limitações e requisitos não abordados aqui que devem ser atendidos para utilização do Backup Automatizado, vejam na documentação oficial todos esses importantes pontos antes da implementação.

Informações adicionais:

https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/virtual-machines/windows/sql/virtual-machines-windows-sql-server-iaas-overview#get-started-with-sql-vms

https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/relational-databases/backup-restore/sql-server-backup-and-restore-with-microsoft-azure-blob-storage-service?view=sql-server-2017

Até a próxima!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s