SQL Server Mobile Report Publisher

Olá Pessoal!

Juntamente com o SQL Server 2016, a Microsoft disponibilizou o novo Reporting Services que está com a cara nova em sua sexta edição. Uma série de novos recursos estão disponíveis e entre eles um que me chamou atenção, o Mobile Report. Para quem não lembra a Microsoft adquiriu ano passado o software Datazen que era especializado exatamente na construção de painéis e KPIs em cima da plataforma do Power BI, basicamente o Reporting Services 2016 incorporou essas funcionalidades em sua nova edição..

Assim que descobri essa funcionalidade dentro do Reporting Services comecei a fazer testes e atualmente tenho diversos painéis publicados em produção. Como gostei bastante desse recurso e sua facilidade de uso, resolvi fazer esse post detalhando os passos iniciais de como usar o Mobile Report.

Basicamente com o Reporting Services Mobile Reports é possível rapidamente criar relatórios otimizados para dispositivos mobile conectando diretamente a diversos tipos de fonte de dados on-premises.

O acesso aos painéis construídos pode ser feito pelo próprio browser em uma página publicada pelo Reporting Service ou pelo aplicativo do Power BI, disponível para inúmeros dispositivos diferentes em suas respectivas lojas virtuais.

No aplicativo do Power BI existe uma opção para conexão ao Reporing Services On-Premises, sendo assim, desde que seu dispositivo esteja conectado na mesma rede que o servidor do Reporting Services, será possível acessar os painéis mobile criados.

Apesar de sua facilidade de uso e construção dos relatórios, existem alguns pré-requisitos que devem ser cumpridos para o uso da ferramenta de criação dos relatórios, assim como, algumas dicas que só se aprende no dia a dia do uso.

A ferramenta utilizada para publicação e construção dos relatórios é a SQL Server Mobile Report Publisher. Faça seu download no seguinte link:

https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=50400

Uma vez instalado o Mobile Report Publisher, o software pode ser inicializado por dentro do portal de gerência do Reporting Services ou acessando diretamente o próprio software.

Com relação a criação dos painéis e seus layouts, existem documentações oficiais da Microsoft para apoiar nos passos iniciais, mas apenas com a pratica é possível explorar a capacidade ferramenta. Segue o link abaixo com a documentação oficial:

https://docs.microsoft.com/en-us/sql/reporting-services/mobile-reports/create-mobile-reports-with-sql-server-mobile-report-publisher

Uma vez que o seu primeiro report tenha sido criado é possível acessá-lo através do próprio navegador da mesma maneira que os tradicionais relatórios paginados, mas com a diferença da interatividade fornecida para cada gráfico utilizado e o redimensionamento de acordo com tamanho do dispositivo que esta acessando.

Para o acesso via smartphones e tablets é necessário efetuar o download do aplicativo do Power BI em sua respectiva loja, no meu caso eu fiz o donwload na Apple Store e o ícone do aplicativo é este abaixo:

Dentro do aplicativo terá a opção para conexão com as credencias da conta no Power BI ou a do SQL Server Reporting Services. Essa conta deverá ter privilégios dentro do portal de gerência do Reporting Services a partir da raiz.

A conexão ao servidor que hospeda o Reporting Services deve ser feita através de seu endereço e para isso as rotas necessárias de conexão devem existir, assim como, possíveis liberações a nível de firewall.

Uma vez conectado ao servidor o Reporting Services será possível navegar nos diretórios nos quais são exibidos não só os relatórios móveis, mas também os KPIs que também podem ser criados e consumidos pelo aplicativo do Power BI. Não vou cobrir o funcionamento desses indicadores, mas segue um bom conteúdo sobre o assunto para os primeiros passos:

https://www.mssqltips.com/sqlservertip/4450/create-a-basic-kpi-in-sql-server-reporting-services-2016/

https://docs.microsoft.com/en-us/sql/reporting-services/working-with-kpis-in-reporting-services

O relatório criado anteriormente no Mobile Report Publisher é exibido da conforme a imagem abaixo em um smartphone. Ao interagir com cada um dos gráficos é possível observar diferentes comportamentos e inclusive, integrações entre eles. Dentro do aplicativo do Power BI existem algumas amostras dos tipos de relatórios que são possíveis de serem feitos e dento do Mobile Report Publisher alguns outros exemplos bem elaborados também auxiliam para o entendimento da confecção de painéis mais complexos.

Através dessa funcionalidade, agora nativa do Reporting Services, será possível expandir o seu uso e empoderar os seus usuários com todas as capacidades da ferramenta. Apesar dos seus benefícios, ainda há muito a ser melhorado, eu senti falta do funcionamento do refresh automático dos relatórios serem iguais a configuração utilizada nos relatórios paginados. Outro ponto é que, mesmo com uma quantidade razoável de dashboards disponíveis para uso, existe margem para melhorar o quesito da personalização, isso levando em consideração os concorrentes do mercado, como por exemplo, o QlikView.

Até a próxima!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s