Feedback Provas Betas – 70-761 / 70-764 / 70-767

Olá Pessoal!

Essa semana fiz três provas de certificação Betas do SQL Server 2016. A Microsoft tinha anunciado a liberação de uma série de provas Betas de SQL e Windows a cerca de 2 meses, mas claro que com uma quantidade limitada de vouchers, sendo assim, só consegui pegar as seguintes:

70-761 – Querying Data with Transact-SQL
70-764 – Administering a SQL Database Infrastructure
70-767 – Implementing a SQL Data Warehouse

Após cansativas horas de provas, decidi passar um feedback sobre essas novas provas que irão valer a partir do próximo ano.

70-767 – Implementing a SQL Data Warehouse

Dentre as 3 provas essa foi a que eu achei mais difícil, principalmente por ter alguns casos de uso com bastante informação a ser lida e relida, sendo assim, conclui todas as 60 questões com quase o limite de tempo. Praticamente metade da prova cobriu o uso do SSIS, com questões sobre a Toolbox envolvendo o Control Flow, File System Task, Script Task e XML Task. Já sobre o Data Flow, detalhes específicos de uso do Conditional Split, Merge Join, Merge, Union All, Fuzzy Grouping e CDC Splitter. Tiveram também algumas questões envolvendo dados externos, que no caso seriam informações provenientes do Microsoft Azure, sejam em máquinas virtuais com instâncias Data Warehouse, Azure Blob Storage ou até o Hdinsight com o Hadoop. A publicação de dados on premises como fonte de destino na nuvem também foi uma questão apresentada.

A outra parte da prova ficou dividida entre dois temas, primeiro algumas questões sobre os recursos do Master Data Services, Master Data Management e Data Quality Services, focando inclusive em configurações a serem feitas neles. Em seguida diversas questões similares abordando a criação de índices para otimização de consultas a relatórios, particionamento e compressão para gestão de armazenamento, inclusive com uma questão específica para instâncias no Azure.

Por último ainda teve umas questões sobre o Deployment Model, Integration Services Catalog e implementação de tabelas de fatos/dimensões.

70-764 – Administering a SQL Database Infrastructure

Foram 56 questões bem divididas entre todas as habilidades que deveriam ser testadas, boa parte das questões seguia o estilo de manter as mesmas múltiplas escolhas de resposta, mudando pouco o cabeçalho da questão, esse modelo foi aplicado para escolhas de soluções de alta disponibilidade e estratégias de backup. Os casos de uso apresentados estavam bem claros e foram empregados em algumas questões que necessitavam de um maior contexto. Assim como esperado, muitas questões envolviam o uso do Azure SQL Database, como por exemplo, gerenciamento de backup e Stretch Database.

As questão pontuais focaram em aplicações de índices, estatísticas e configuração de novos recursos, como Query Store, Dynamic Data Masking. O Always On não ficou de fora e foi bem abordado em questões com foco em sua aplicabilidade. Por último ainda teve uma questão sobre as permissões necessárias para o uso do Database Mail.

70-761 – Querying Data with Transact-SQL

Essa prova teve 59 questões e de certa forma, perguntas bem similares. O modelo de manter as mesmas respostas, alterando apenas a pergunta sutilmente foi utilizado bastante. Como já era empregado na antiga prova do mesmo assunto, questões para escrita de Queries foram aplicadas, tiveram cenários para avaliar o emprego dos Joins, CTE, agregações, tratamento de erros e até Pivot Table. As demais questões focaram em cobrir os demais assuntos já esperados, como Functions, Stored Procedures, DML, DDL e temas novos, como a Temporal Tables.

Para mais informações sobre as novas trilhas de certificação para o SQL Server 2016, veja o link abaixo:

https://www.microsoft.com/pt-br/learning/sql-certification.aspx

Até a próxima!

SQL Server

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s