Dynamic Management Views (DMV)

Fala Pessoal!

Hoje vou falar um pouco sobre as categorias nas quais as DMVs podem ser divididas.

Como sabemos, as DMVs retornam informações do estado do servidor que podem ser usadas para monitorar a integridade da instância, diagnosticar problemas e ajustar o desempenho.

Através dos objetos consultados, os dados retornados podem ser separados em várias categorias com base na área funcional da informação que expõem. Eles estão todos no esquema ‘sys’ e tem o prefixo como ‘dm_’, seguido pelo código que indica a qual área do servidor aquele objeto retorna informações.

As categorias principais são:

dm_exec_* – Esta categoria contém informações diretamente ou indiretamente relacionadas com a execução de códigos de usuários e conexões associadas. Por exemplo, sys.dm_exec_sessions retorna uma linha por sessão autenticada no SQL Server.

dm_os_* – Esta categoria contém as informações do sistema de baixo nível, como a memória e ‘scheduling’. Por exemplo, sys.dm_os_schedulers é uma DMV que retorna uma linha por ‘scheduler’. É usado principalmente para monitorar a condição de um ‘scheduler’ ou para identificar ‘runaway tasks’.

dm_tran_* – Esta categoria contém detalhes sobre transações correntes. Por exemplo, sys.dm_tran_locks retorna informações sobre recursos de bloqueio ativos no momento. Cada linha representa um pedido ativo para o componente ‘lock management’ para conceder um bloqueio ou aguardar a conclusão de algum já concedido.

dm_logpool* – Esta categoria contém detalhes sobre pools de log usados para gerenciar o cache do log do SQL Server 2012, um novo recurso adicionado para retornar os registros do log mais facilmente quando necessário de ser utilizado por ‘features’ como ‘AlwaysOn’.

dm_io_* – Esta categoria mantém o controle da atividade de entrada/saída de rede e discos. Por exemplo, a função sys.dm_io_virtual_file_stats retorna estatísticas de IO dos arquivos de dados e log.

dm_db_* – Esta categoria contém detalhes sobre bancos de dados e objetos de banco de dados, tais como índices. Por exemplo, os sys.dm_db_index_physical_stats retorna o tamanho e fragmentação dos índices para determinada tabela ou ‘view’.

Obs: As informações apresentadas acima tem como base a versão 2012 do SQL Server.

Até a próxima!

SQL Server

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s